Idiomas: POR | ENG | ESP

Blog

O Congresso Ganepão encara, dentro da sua proposta educacional, a disseminação de conhecimento como ação fundamental para o cumprimento de sua missão. Neste espaço, acompanhe conteúdo relevante baseado em evidência científica da área de Nutrição em todas as suas vertentes.

Acompanhe o GANEPÃO

Newsletter

Mantenha-me Atualizado:


Qual o Papel da Dieta com Baixo Teor de Sódio no Controle da Pressão Arterial?

04 de julho de 2017

Tags: dieta sódio pressão arterial

Qual o Papel da Dieta com Baixo Teor de Sódio no Controle da Pressão Arterial?




Um novo estudo que seguiu mais de 2.600 homens e mulheres por 16 anos mostrou que consumir menos sódio não foi associado a pressão arterial mais baixa. Os novos achados questionam os limites de sódio recomendados pelas atuais diretrizes dietéticas para os americanos.

 

As diretrizes dietéticas para americanos 2015-2020 recomendam limitar a ingestão de sódio a 2300 miligramas por dia para pessoas saudáveis. Para o estudo, os pesquisadores seguiram 2632 homens e mulheres de 30 a 64 anos que faziam parte do Framingham Offspring Study. Os participantes tiveram pressão arterial normal no início do estudo. No entanto, ao longo dos próximos 16 anos, os pesquisadores descobriram que os participantes do estudo que consumiram menos de 2500 miligramas de sódio por dia apresentaram maior pressão arterial em comparação aos participantes que consumiram maiores quantidades de sódio.

 

Os pesquisadores também descobriram que as pessoas no estudo que tiveram maior ingestão de potássio, cálcio e magnésio apresentaram menor pressão arterial a longo prazo. Em Framingham, as pessoas com maiores ingestões combinadas de sódio (3717 miligramas por dia em média) e potássio (3211 miligramas por dia, em média, em média) apresentaram a pressão arterial mais baixa.

 

"Este estudo e outros apontam para a importância das ingestões de potássio mais altas, em particular, sobre a pressão arterial e, provavelmente, resultados cardiovasculares também", comentam os autores. "Espero que esta pesquisa ajude a reorientar as diretrizes dietéticas atuais para os americanos sobre a importância de aumentar a ingestão de alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio com a finalidade de manter uma pressão sanguínea saudável".

 

A autora diz que há provavelmente um subconjunto de pessoas sensíveis ao sal que se beneficiariam com a redução da ingestão de sódio, mas é necessária mais pesquisa para desenvolver métodos mais fáceis para detectar a sensibilidade ao sal e determinar as diretrizes apropriadas para a ingestão de sódio e potássio para o grupo de pessoas “sensíveis” ao sal.

 

REFERÊNCIA: Experimental Biology 2017. "Low-sodium diet might not lower blood pressure: Findings from large, 16-year study contradict sodium limits in Dietary Guidelines for Americans." ScienceDaily. ScienceDaily, 25 April 2017. 



O Ganepão 2017 foi um sucesso!

03 de julho de 2017

Tags: ganepão 2017 cbni preprosim sucesso

O Ganepão 2017 foi um sucesso!




Mesmo com o feriado e o frio que fazia em São Paulo, o Congresso alcançou a considerável marca de 2579 congressistas presentes.

 

O Ganepão 2017 contemplou o 7º Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada – CBNI, com o tema "Translação de Nutrientes e Nutracêuticos na Prevenção e Terapia Nutricional”, e o 3º Congresso Brasileiro de Pre, Pro e Simbióticos - Preprosim, sob o tema "Repercussões Orgânicas e Funcionais da Disbiose: Diagnóstico e Tratamento".

 

O Congresso apresentou 5 dias de intensa atividade científica, onde foram realizados 5 Cursos Pré-Congresso, 755 aulas distribuídas em 10 salas, sendo 8 delas com tradução simultânea. Além disso, tivemos uma sala de transmissão simultânea em tempo real, exibindo aulas de salas que alcançaram a capacidade máxima.

 

A participação ativa de 306 professores, sendo 21 deles de renome internacional garantiu excelente programação científica com proposta multidisciplinar para a atualização dos participantes.

 

A presença da investigação brasileira se refletiu em 268 trabalhos científicos apresentados, sendo premiados 6 deles no 3º Prêmio Preprosim/FQM e mais 8 trabalhos no 19º Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental. As contribuições foram disponibilizadas em anais, como suplemento eletrônico na Revista Brasileira de Nutrição Clínica da BRASPEN. Faça o download clicando AQUI.

 

O Ganepão 2017 foi realizado com o apoio de importantes Entidades, Conselhos e Associações das áreas de Medicina, Nutrição, Enfermagem e Farmácia, nacionais e internacionais.

 

Nossos parceiros da Indústria Alimentícia e Laboratórios avaliaram, com unanimidade, como “ótima” a programação científica e a organização geral do Ganepão 2017.

 

E o Ganepão não para!

 

Baixe e se cadastre no nosso App e acompanhe as últimas novidades do universo da Nutrição!

 

Faça o download agora!

   

 

DICA IMPORTANTE: Procure permanecer logado(a) para utilizar todos os recursos existentes do App.



Mensagem do Dr. Dan - Agradecimentos

22 de junho de 2017

Tags: ganepão 2017 cbni preprosim agradecimentos

Mensagem do Dr. Dan - Agradecimentos




O Dr. Dan L. Waitzberg, Presidente do Congresso Ganepão, agradece imensamente a sua participação. Assista!

#compartilheconhecimento #compartilheciencia #ganepao2017#preprosim



Highlights do 4º dia, confira no Nutrintime

17 de junho de 2017

Tags: nutrintime danone highlights ganepao2017 preprosim

Highlights do 4º dia, confira no Nutrintime




Confira alguns Highlights do 4º dia do GANEPÃO no Nutrintime. #nutrintime #ganepao2017 #danone

Acesse! - http://facebook.com/nutrintime



Highlights do 3º dia, confira no Nutrintime.

16 de junho de 2017

Tags: nutrintime danone highlights ganepao2017 preprosim

Highlights do 3º dia, confira no Nutrintime.




Confira alguns highlights do 3º dia do GANEPÃO no Nutrintime. #nutrintime #ganepao2017 #danone

Acesse! - http://facebook.com/nutrintime



Ganepão 60 Nutri Segundos - Daniela Cierro

15 de junho de 2017

Tags: marca estratégia de marca daniela cierro marketing




O Ganepão 60 Nutri Segundos irá trazer os melhores insights do Ganepão 2017 para você!

Nesta edição: Estratégias para Alavancar Sua Marca Profissional

Confira as dicas da Nutricionista Daniela Cierro!

#compartilheconhecimento #compartilheciencia #ganepao2017#preprosim



Ganepão 60 Nutri Segundos - Marília Seelaender

15 de junho de 2017

Tags: resistência anabólica proteína idoso síntese protéica




No Ganepão 60 Nutri Segundos de hoje, a Prof. Marília Seelaender fala sobre Resistencia Anabólica e o Consumo de Proteína no Idoso: Como Promover a Síntese Proteica?

Assista!

#compartilheconhecimento #compartilheciencia #ganepao2017#preprosim

 



NÃO PERCA os principais highlights do nosso congresso através da cobertura diária no Nutrintime!

14 de junho de 2017

Tags: nutrintime danone highlights ganepao2017 preprosim

NÃO PERCA os principais highlights do nosso congresso através da cobertura diária no Nutrintime!




NÃO PERCA os principais highlights do nosso congresso através da cobertura diária no Nutrintime. #nutrintime #ganepao2017 #danone



Nutri in Time - Highlights Ganepão 2017

14 de junho de 2017

Tags: highlights nutrintime recomendação proteica uti

Nutri in Time - Highlights Ganepão 2017




Assista a alguns highlights do 2° dia do Congresso Ganepão. Neste vídeo, a Dra. Ana Cristina S. de Oliveira aborda questões como recomendação proteica, fraqueza adquirida na UTI e tratamento.

Acesse a fanpage do Nutrintime e assista! - facebook.com/nutrintime  

#compartilheconhecimento #compartilheciencia #ganepao2017



Danone apresenta UMA INCRÍVEL VIAGEM 360º 3D. Corra para o estande!

13 de junho de 2017

Tags: danone viagem 360º nutri in time

Danone apresenta UMA INCRÍVEL VIAGEM 360º 3D. Corra para o estande!




PREPARE-SE PARA UMA INCRÍVEL VIAGEM 360º 3D, já testada e aprovada por Dan Waitzberg.

Tecnologia usada pela primeira vez no GANEPÃO!!! Visite o estande da Danone Nutrição Especializada e conheça as novidades! -facebook.com/nutrintime



Arquivos

Tema

Tags