Idiomas: POR | ENG | ESP

Blog

O Congresso Ganepão encara, dentro da sua proposta educacional, a disseminação de conhecimento como ação fundamental para o cumprimento de sua missão. Neste espaço, acompanhe conteúdo relevante baseado em evidência científica da área de Nutrição em todas as suas vertentes.

Acompanhe o GANEPÃO

Newsletter

Mantenha-me Atualizado:




Presença Confirmada - Cristiane Verotti

28 de maio de 2018

Tags: presença confirmada

Presença Confirmada - Cristiane Verotti




Presença Confirmada!

A Nutricionista Cristiane Verotti ministrará uma série de atividades científicas no Ganepão 2018. Dentre elas destacam-se os temas:

- Nutrição Esportiva
- Prescrição de Aminoácidos
- Leucina, PCAA e HMB
- Dietas da Moda
- Fitoquímicos e Bioativos

...e muitos outros! Assista e saiba mais!

Inscrições até 31 de Maio. Inscreva-se já! - https://goo.gl/XNqePr

#compartilheconhecimento #compartilheciencia #ganepao2018

 

 



GanepãoCAST - Na Gestação, Dieta Vegetariana é Segura?

23 de maio de 2018

Tags: dieta vegetariana gestação vitamina b12 ganepaocast

GanepãoCAST - Na Gestação, Dieta Vegetariana é Segura?




Quando bem planejadas, as dietas vegetarianas promovem o crescimento e desenvolvimento adequados e podem ser adotadas em qualquer ciclo da vida, inclusive na gestação.

Mas, é seguro realizar dieta vegetariana na gestação?

Estudo analisou casos de deficiência grave de vitamina B12 durante a gravidez em mulheres veganas, bem como em mulheres com anemia perniciosa.

Confira os resultados deste estudo no GanepãoCAST!

 

Referências

 

Dror DK, Allen LH. Effects of vitamin B12 deficiency on neurodevelopment in infants: current knowledge and possible mechanisms. Nutr Rev. 2008; 66:250-255.

Mangels R, Messina V, Messina M. The Dietitian´s Guide to Vegetarian Diets – Issus anda Applications. Third edition. Jones &Bartlett Learning 2011.

Sociedade Brasileira Vegetariana. Guia Alimentar de Dietas Vegetarianas para Adultos. Disponível em:http://www.svb.org.br/livros/guia-alimentar.pdf. Acesso em: 11/12/2016.

 

 

#compartilheconhecimento #compartilheciencia #ganepao2018



Ganepão 60 NutriSegundos - Redução de carboidratos ou gorduras da dieta tem o mesmo efeito sobre a perda de peso?

14 de maio de 2018

Tags: gordura carboidrato dieta perda de peso




Modificar a dieta continua sendo crítica para perda de peso bem sucedida.

 

Para determinar o efeito de uma dieta saudável com baixo teor de gordura versus outra com baixo teor de carboidratos sobre a mudança de peso, pesquisadores da Universidade de Stanford estudaram 609 participantes, com 18 e 50 anos e IMC entre 28 e 40 kg/m2.

 

De acordo com os resultados, o padrão genotípico e a secreção basal de insulina não foram associados aos efeitos dietéticos na perda de peso.

 

Assim quando mesma ênfase é dada para uma boa qualidade alimentar, a predisposição genética ou o tipo de dieta, não parecem ter relevância.

 

Assista no Ganepão 60 NutriSegundos!

 

Referência

Gardner CD, Trepanowski JF, Del Gobbo LC, Hauser ME, Rigdon J, Ioannidis JPA, et al. Effect of Low-Fat vs Low-Carbohydrate Diet on 12-Month Weight Loss in Overweight Adults and the Association With Genotype Pattern or Insulin Secretion: The DIETFITS Randomized Clinical Trial. JAMA. 2018; 319(7):667-679.

 

Confira este e outros conteúdos: acesse nosso blog: https://www.ganepao.com.br/blog/pt

 

Para conhecer a programação científica do Ganepão 2018 acesse - https://www.ganepao.com.br/congresso/2018/programacao/pt

 

Faltam 4 semanas para o Ganepão 2018. Inscreva-se! - https://www.ganepao.com.br/congresso/2018/txt/inscricoes/pt

 

#compartilheciencia #compatilheconhecimento #ganepao #ganepao2018 #obesidade #perdadepeso #alimentacaosaudavel

 



Ganepão News&Views - Pessoas sob Estresse Crônico Ganham Peso!

02 de maio de 2018

Tags: biologia molecular estresse crônico glicocorticoides

Ganepão News&Views - Pessoas sob Estresse Crônico Ganham Peso!




BIOLOGIA MOLECULAR ELUCIDA PORQUE PESSOAS SOB ESTRESSE CRÔNICO GANHAM PESO

 

O nível de glicocorticoides plasmáticos de uma pessoa saudável oscila em ciclo circadiano de 24 horas, com pico por volta das 8h da manhã, e  mínimo perto das  3h da manhã do dia seguinte com retorno ao pico 5 h depois. O aumento é um sinal de alerta que nos faz mover e ativa nosso apetite. Estresse também aumenta glicocorticoides, assim picos curtos são induzidos por estresse de curto prazo, como o exercício, e os níveis sustentados por estresse crônico.

Glicocorticoides convertem células precursoras, muito encontradas no tecido adiposo,  em gordurosa. Em condições saudáveis, menos de 1% das células de gordura precursoras se convertem em células adiposas, o que contribui para substituir as células maduras danificadas, renovar e manter o tecido adiposo saudável.

Em estudo recentemente publicado, descreve-se  por que e como  pessoas ganham peso devido ao estresse crônico,  em 4 etapas:

1.    Expôs-se células de gordura precursoras a glicocorticoide em pulsos cuidadosamente cronometrados ao longo de quatro dias. Alternadamente, banharam-se as células, cultivadas em placas de Petri, em fluidos com e sem glicocorticoides e assegurou-se que a exposição total ao hormônio permanecesse a mesma. Nessa fase do estudo, descobriram que um pulso de glicocorticoides com duração de 48 horas levou a maioria das células a se diferenciar, enquanto pulsos mais curtos com pelo menos 12 horas entre eles resultaram em diferenciação mínima.

2.    Para descobrir como as células  precursoras são capazes de detectar a duração dos pulsos hormonais e filtrar pulsos curtos, os pesquisadores usaram imagens ao vivo unicelulares para rastrear os níveis de proteína PPAR-gama em milhares de células individuais durante vários dias, enquanto os precursores se transformavam em células adiposas.

3.    Os pesquisadores indicaram que o sistema deve contar com dois tipos de feedback positivo - rápido e lento - para permitir que as células precursoras ignorem a ascensão e a queda normal dos glicocorticoides, bem como pulsos diurnos curtos, mas que respondam a pulsos longos . Já se sabia  que uma proteína chamada CEBP-alfa fornece feedback positivo rápido - o que significa que o PPAR-gama ativa o CEBP-alfa, que, por sua vez, reativa o PPAR-gama, este  ciclo dura mais de três horas. Estudos adicionais identificaram uma proteína chamada FABP4 como regulador chave de feedback positivo lento do PPAR-gama. Nesse loop de feedback, que leva 34 horas, o PPAR-gama ativa o FABP4, que, por sua vez, ativa o PPAR-gama. Isso permite que o PPAR-gama continue a se acumular em resposta a pulsos longos, apesar de sua tendência a se degradar.

4.    Como etapa final, eles exploraram se o código circadiano funciona em animais vivos. Em estudo com duração de 21 dias em camundongos, os pesquisadores descobriram que a perda do ritmo circadiano normal dos glicocorticoides levou a uma duplicação da massa gorda dos animais. Para realizar este experimento, os autores elevaram os níveis de glicocorticoides implantando camundongos com pelotas de glicocorticoides. Eles compararam o peso desses ratos com o peso de camundongos em grupos implantados com pelotas sem o hormônio. Apesar de todos os ratos comerem a mesma quantidade, apenas aqueles implantados com glicocorticoides ganharam peso. A duplicação de massa gorda deveu-se tanto à criação de novas células adiposas quanto ao crescimento de células adiposas existentes.

Eles também descobriram que nenhum aumento de gordura ocorreu desde que eles aumentassem os glicocorticoides, administrados por injeção, somente durante os períodos normais de pico circadiano - mesmo que aumentassem o pico de glicocorticoides em quarenta vezes.

A pesquisa tem implicações para controlar o ganho de peso em humanos, afirmam os autores, uma vez que a conversão de células precursoras em células de gordura ocorre através de um interruptor biestável, isso significa que você pode controlar o processo com pulsação. Os resultados sugerem que, mesmo que você fique muito estressado ou trate a artrite reumatoide com glicocorticoides, não vai ganhar peso, desde que o estresse ou o tratamento com glicocorticoides aconteça apenas durante o dia. Mas se você experimentar estresse crônico e contínuo ou tomar glicocorticoides à noite, a perda resultante de oscilações normais dos glicocorticoides circadianos resultará em ganho de peso significativo.

 

Referência

Bahrami-Nejad Z, Zhao ML, Tholen S, Hunerdosse D, Tkach KE, van Schie S, Chung M, Teruel MN. A Transcriptional Circuit Filters Oscillating Circadian Hormonal Inputs to Regulate Fat Cell Differentiation. Cell Metab. 2018 ;27(4):854-868.e8

Spector S. Stanford Medicine. Acesso: http://med.stanford.edu/news/all-news/2018/04/timing-of-stress-hormone-pulses-controls-weight-gain.html. 2018.

 



Presente Especial: Ganepão e FQM - Nutr. Paula Rodrigues Anjo

26 de abril de 2018

Tags: fqm

Presente Especial: Ganepão e FQM - Nutr. Paula Rodrigues Anjo




 

O Ganepão completa 40 anos dedicados a pesquisa em nutrição, a ciência e a assistência ao paciente.

Para agradecer a todos os profissionais da saúde que ajudam a construir essa história e se dedicam diariamente a seus pacientes, temos um convite especial.

Em parceria com a FQM – Farmanutrição, criamos um espaço exclusivo, chamado FiQueMais Saudável. Um ambiente para cuidar de quem cuida.

Uma experiência que envolverá: avaliações de composição corporal e estilo de vida, além de produtos para o seu cuidado nutricional.

E ainda será realizada uma ação solidária: a cada participante a FQM doará 1 kg de alimentos para entidades carentes e o Ganepão dobrará essas doações.

Mais saúde para você e para quem precisa. Participe!

DATA: DE 12 A 15 DE JUNHO DE 2018

LOCAL: SALÃO LILÁS

HORÁRIO: DAS 8H30 ÀS 18H30

Tempo de atendimento aproximado:  10 minutos

 

Clique abaixo e realize a sua inscrição.

 

 

#compartilheciencia #compatilheconhecimento #ganepao2018



GanepãoCAST - O que é Ângulo de Fase e qual a sua Aplicabilidade?

23 de abril de 2018

Tags: ganepaocast ângulo de fase

GanepãoCAST - O que é Ângulo de Fase e qual a sua Aplicabilidade?




O ângulo de fase reflete a relação entre o componente resistência, a pura oposição dos tecidos à passagem da corrente elétrica, e reactância, o efeito resistivo produzido pela interface dos tecidos e membranas celulares. Nos últimos anos, vários estudos têm demonstrado seu valor como método prognóstico em diversas situações clínicas.

Ouça no GanepãoCAST!

 

 

 

Referência

Barbosa-Silva MCG, Barros AJD. Bioelectrical impedance analysis in clinical practice: a new perspective on its use beyond body composition equations. Curr Opin Clin Nutr Metab Care 2005;8:311-7.

 

Thibault R, Pichard C. (2012). The Evaluation of Body Composition: A Useful Tool for Clinical Practice. Ann Nutr Metab; 60, 6-16.

#compartilheconhecimento #compartilheciencia #ganepao2018



Presente Especial: Ganepão e FQM - Dr. Dan L. Waitzberg

23 de abril de 2018

Tags: fqm

Presente Especial: Ganepão e FQM - Dr. Dan L. Waitzberg




 

O Ganepão completa 40 anos dedicados a pesquisa em nutrição, a ciência e a assistência ao paciente.

Para agradecer a todos os profissionais da saúde que ajudam a construir essa história e se dedicam diariamente a seus pacientes, temos um convite especial.

Em parceria com a FQM – Farmanutrição, criamos um espaço exclusivo, chamado FiQueMais Saudável. Um ambiente para cuidar de quem cuida.

Uma experiência que envolverá: avaliações de composição corporal e estilo de vida, além de produtos para o seu cuidado nutricional.

E ainda será realizada uma ação solidária: a cada participante a FQM doará 1 kg de alimentos para entidades carentes e o Ganepão dobrará essas doações.

Mais saúde para você e para quem precisa. Participe!

DATA: DE 12 A 15 DE JUNHO DE 2018

LOCAL: SALÃO LILÁS

HORÁRIO: DAS 8H30 ÀS 18H30

Tempo de atendimento aproximado:  10 minutos

 

Clique abaixo e realize a sua inscrição.

 

 

#compartilheciencia #compatilheconhecimento #ganepao2018



Ganepão 60 NutriSegundos - Nova Classificação para os Subtipos de Diabetes

18 de abril de 2018

Tags: classificação subtipos diabetes diabetes




Diabetes tem sido classificado em duas formas principais: tipo 1 e tipo 2, sendo a diabetes tipo 2 altamente heterogênea. No Ganepão 60 NutriSegundos desse mês discutimos uma nova classificação, mais refinada, que poderá ser uma ferramenta poderosa para individualizar os regimes de tratamento e identificar indivíduos com maior risco de complicações no diagnóstico.

 

Os pesquisadores monitoraram 13.720 pacientes diabéticos da Suécia, com idade de 18 a 97 anos desde o diagnóstico inicial da doença. Ao combinar medidas de resistência e secreção da insulina, glicemia e idade, a equipe chegou a cinco subtipos de diabetes.

 

Assista ao vídeo, conheça os subtipos do diabete e ainda saiba como concorrer a 1 inscrição gratuita para o Ganepão 2018! Acesse o link - https://conteudo.ganepao.com.br/landing-60nutrisegundos-abril

 

Para conhecer a programação científica do Ganepão 2018 acesse - https://goo.gl/1wjH2V

#compartilheconhecimento #compartilheciencia #ganepao2018

 

Referência:

Ahlqvist E, Storm P, Käräjämäki A, Martinell M, Dorkhan M, Carlsson A, Vikman P, et al. Novel subgroups of adult-onset diabetes and their association with outcomes: a data-driven cluster analysis of six variables. Lancet Diabetes Endocrinol. 2018 [Epub ahead of print].



Presença Confirmada - Dr. Dráuzio Varella

16 de abril de 2018

Tags: dr dráuzio varella presença confirmada ganepão 2018

Presença Confirmada - Dr. Dráuzio Varella




Presença Confirmada!

O Dr. Dráuzio Varella também vem pro Ganepão 2018! Não perca!

Inscreva-se já! - https://www.ganepao.com.br/congresso/2018/txt/inscricoes/pt

Para conhecer a programação científica do Ganepão 2018 acesse - https://goo.gl/1wjH2V

#compartilheconhecimento #compartilheciencia #ganepao2018



Arquivos

Tema

Tags