Idiomas: POR | ENG | ESP

Blog

O Congresso Ganepão encara, dentro da sua proposta educacional, a disseminação de conhecimento como ação fundamental para o cumprimento de sua missão. Neste espaço, acompanhe conteúdo relevante baseado em evidência científica da área de Nutrição em todas as suas vertentes.

Acompanhe o GANEPÃO

Newsletter

Mantenha-me Atualizado:


Presença Confirmada - Dr. José Bento

10 de abril de 2018

Tags: dr. josé bento presença confirmada ganepão 2018

Presença Confirmada - Dr. José Bento




Presença Confirmada!

O Dr. José Bento, renomado Ginecologista, marcará presença no congresso. Vem pro Ganepão 2018!

Inscreva-se! - https://www.ganepao.com.br/congresso/2018/txt/inscricoes/pt

Para conhecer a programação científica do Ganepão 2018 acesse - https://goo.gl/1wjH2V

#compartilheconhecimento #compartilheciencia #ganepao2018



INFOGanepão - Baile de Máscaras e muito mais!

09 de abril de 2018

Tags: ganepão 2018 atrações baile de máscaras cursos pré-congresso






Ganepão News&Views - Consumo de probiótico e simbiótico pode diminuir glicemia de jejum

29 de março de 2018

Tags: probióticos simbióticos glicemia jejum

Ganepão News&Views - Consumo de probiótico e simbiótico pode diminuir glicemia de jejum




EFEITO DE PROBIÓTICOS E SIMBIÓTICOS NA GLICEMIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE DE ENSAIOS CONTROLADOS

 

Hiperglicemia, caracterizada por níveis elevados de glicemia de jejum (GJ) por longos períodos, pode afetar negativamente diversos órgãos como coração, olhos, rins e nervos. A hiperglicemia pode ser o resultado de susceptibilidade genética ou estilo de vida não saudável. Comportamento alimentar inadequado, obesidade e inatividade física são os principais determinantes não genéticos para hiperglicemia. Hábitos alimentares adequados, e atividade física regular auxiliam na redução da GJ. No entanto, manutenção de um estilo de vida saudável tem adesão limitada por parte dos pacientes.  

A busca por suplementos alimentares que possam ajudar na redução da GJ é crescente, e o uso terapêutico de probióticos e prebióticos na prática clínica tem sido muito estudada.

Alguns estudos apontam efeitos do uso de Lactobacillus e Bifidobacteria na redução de glicose em humanos, entretanto, os resultados são limitados ou controversos.

Revisão sistemática e meta-análise de 18 ensaios controlados, com 1002 participantes, teve como objetivo investigar a possível influência da dose, duração e tipo de suplementação com probióticos e simbióticos nos níveis de GJ.

Os resultados apontam que, de fato o consumo probiótico e simbiótico pode diminuir significativamente (p<0,05) os níveis de GJ em adultos com hiperglicemia (GJ basal ≥ 126mg/dL), e que os suplemento com múltiplas espécies parecem ser mais eficientes em reduzir a GJ em comparação com a suplementação de uma única espécie bacteriana.

Este estudo confirma os benefícios oriundos do consumo de probióticos e simbióticos no controle glicêmico, mas sugere que novos estudos controlados em nível clínico ou populacional são necessários para confirmar as melhores fontes, doses diárias e diferentes tempo de intervenção para obter efeitos metabólicos benéficos.

 

Referência

(Nikbakht EKhalesi SSingh IWilliams LTWest NPColson N. Effect of probiotics and synbiotics on blood glucose: a systematic review and meta-analysis of controlled trials. Eur J Nutr. 2018 Feb;57(1):95-106. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27590729)

 



GanepãoCAST - Dieta Cetogênica e Longevidade: Qual a Relação?

23 de março de 2018

Tags: ganepaocast dieta cetogênica longevidade

GanepãoCAST - Dieta Cetogênica e Longevidade: Qual a Relação?




A Dieta Cetogênica é uma estratégia que tem sido cada vez mais difundida.

Você sabe o que é, sua principal aplicação clínica, sua relação com a longevidade e o que os estudos dizem à respeito de sua eficácia?

Saiba mais no GanepãoCAST!

 

Referências

 

Newman JC, Verdin E. Ketone bodies as signaling metabolites. Trends Endocrinol Metab. 2014; 25(1): 42 – 52.

Paoli A, Rubini A, Volek JS, Grimaldi KA. Beyond weight loss: a review of the therapeutic uses of very-low-carbohydrate (ketogenic) diets. Eur J Clin Nutr. 2013; 67(8):789 – 96.

Shimazu T, Hirschey MD, Newman J, He W, Shirakawa K, Le Moan N, et al. Suppression of oxidative stress by β-hydroxybutyrate, an endogenous histone deacetylase inhibitor. Science. 2013; 339(6116):211 – 4.

 

#compartilheconhecimento #compartilheciencia #ganepao2018



5 Atitudes na Prevenção e Reversão de Doenças

22 de março de 2018

Tags: profissional de saúde prevenção reversão fqm

5 Atitudes na Prevenção e Reversão de Doenças




O Dr. Fábio dos Santos, Presidente da Associação Brasileira de Saúde Funcional e Estilo de Vida (ABRASFEV), tem um recado especial sobre a qualidade de vida do profissional da saúde.

 

#compartilheciencia #compatilheconhecimento #ganepao2018

 



Ganepão 60 NutriSegundos - Chá Quente Associado a Câncer de Esôfago

20 de março de 2018

Tags: chá quente álcool tabagismo câncer de esôfago




O consumo de chá quente a altas temperaturas está associado a risco aumentado de câncer de esôfago em indivíduos fumantes ou que consomem álcool.

 

Estudo que avaliou essa relação em mais de 450 mil indivíduos e autores concluíram que abster-se do chá quente pode ser benéfico para fumantes e consumidores de álcool em excesso. Assista!

 

Referência:

Effect of Hot Tea Consumption and Its Interactions With Alcohol and Tobacco Use on the Risk for Esophageal Cancer: A Population-Based Cohort Study. Canqing Yu, Haijing Tang, Yu Guo, Zheng Bian, Ling Yang, Yiping Chen, Aiyu Tang, Xue Zhou, Xu Yang, Junshi Chen, Zhengming Chen, Jun Lv, Liming Li. Ann Intern Med. 2018. DOI: 10.7326/M17-3370.

 

Confira este e outros conteúdos: acesse nosso blog: https://www.ganepao.com.br/blog/pt

 

Para conhecer a programação científica do Ganepão 2018 acesse - https://www.ganepao.com.br/congresso/2018/programacao/pt

 

E não deixe de fazer sua inscrição e aproveitar o valor da 2ªtabela - https://www.ganepao.com.br/congresso/2018/txt/inscricoes/pt

 

#compartilheciencia #compatilheconhecimento #ganepao #ganepao2018 #cancerdeesofago #nutricaoecancer

 



INFOGanepão - Novidades Imperdíveis no Ganepão 2018!

13 de março de 2018

Tags: nutrição pediátrica transplante de medula ganepão 2018






Presença Confirmada - Graziela Ravacci

08 de março de 2018

Tags: presença confirmada 2018 câncer graziela ravacci

Presença Confirmada - Graziela Ravacci




Graziela Ravacci, Nutricionista, Educadora Física e Doutora em Oncologia, discutirá aspectos referentes aos cuidados multidisciplinares no paciente com Câncer relacionados a Tumores Cerebrais, Câncer de Mama, Uso de Suplementos e Dieta Cetogênica, entre outros.

 

Confira o que ela tem a dizer!

 

 



Ganepão News&Views – Exercício, Dieta e Microbiota Intestinal

05 de março de 2018

Tags: exercício dieta microbiota intestinal

Ganepão News&Views – Exercício, Dieta e Microbiota Intestinal




EXERCÍCIO ALTERA A COMPOSIÇÃO MICROBIANA INTESTINAL INDEPENDENTE DA DIETA

O exercício está associado à mudança da composição microbiana intestinal, mas não sabemos se a microbiota intestinal e os metabolitos associados podem ser modulados por treinamento físico em humanos.

Estudo americano explorou o impacto de seis semanas de exercícios de resistência sobre a composição, capacidade funcional e produção metabólica da microbiota intestinal em adultos magros e obesos, com controle da ingestão alimentar em vários dias, antes da coleta de variáveis de resultados.

Participaram do estudo 32 indivíduos, sendo 18 magros (9 do sexo feminino) e 14 obesos (11 mulheres). Os participantes foram submetidos a seis semanas de treinamento supervisionado de exercício de resistência (3 dias / semana), com progressão de 30 a 60 minutos / dia e de intensidade moderada (60% da reserva de frequência cardíaca (HRR)) a vigorosa (75% HRR). Posteriormente, os participantes retornaram à atividade sedentária, de estilo de vida, por um período de washout de seis semanas. Amostras de fezes foram coletadas antes e após seis semanas de exercício, bem como após o período de washout e houve controle da ingestão de alimentos 3 dias antes de cada coleta.

A análise da diversidade da microbiota intestinal revelou que as alterações induzidas pelo exercício foram dependentes da obesidade. O exercício aumentou concentrações fecais de ácidos graxos de cadeia curta em participantes magros, mas não obesos. O exercício induziu mudanças na produção metabólica da microbiota acompanhadas por modificações em genes bacterianos e produção de ácidos graxos de cadeia curta. Por fim, as mudanças na microbiota induzidas pelo exercício foram revertidas após a interrupção do treinamento físico.

Conclusão: O treinamento físico induz mudanças de composição e função na microbiota intestinal humana que dependem do estado da obesidade, e da manutenção do exercício, independentemente da dieta.

Referência

Allen JMMailing LJNiemiro GMMoore RCook MDWhite BAHolscher HDWoods JA.Exercise Alters Gut Microbiota Composition and  in Lean and Obese Humans.Med Sci Sports Exerc. 2017.

 



GanepãoCAST - Conheça a Palatinose!

26 de fevereiro de 2018

Tags: palatinose ganepaocast

GanepãoCAST - Conheça a Palatinose!




Você conhece a Palatinose?

Sabia que ela pode ser utilizada como adoçante em substituição ao açúcar?

Saiba mais no no GanepãoCAST!

Referências

Lina BA1Jonker DKozianowski G. Isomaltulose (Palatinose): a review of biological and toxicological studies. Food Chem Toxicol. 2002 Oct;40(10):1375-81.

König D1Zdzieblik D2Holz A3Theis S4Gollhofer A5. Substrate Utilization and Cycling Performance Following Palatinose™ Ingestion: A Randomized, Double-Blind, Controlled Trial. Nutrients. 2016 Jun 23;8(7). pii: E390. doi: 10.3390/nu8070390

#compartilheconhecimento #compartilheciencia #ganepao2018



Arquivos

Tema

Tags