Idiomas: POR | ENG | ESP

Blog

O Congresso Ganepão encara, dentro da sua proposta educacional, a disseminação de conhecimento como ação fundamental para o cumprimento de sua missão. Neste espaço, acompanhe conteúdo relevante baseado em evidência científica da área de Nutrição em todas as suas vertentes.

Acompanhe o GANEPÃO

Newsletter

Mantenha-me Atualizado:


Qual tema de curso pré-congresso você gostaria de ver no Ganepão 2018?

11 de setembro de 2017

Tags: ganepão 2018 pesquisa cursos pré-congresso

Qual tema de curso pré-congresso você  gostaria de ver no Ganepão 2018?




Na edição 2018, o Ganepão comemora 40 anos de existência!

Queremos realizar um congresso inesquecível, continuando a trazer conteúdo científico cada vez mais inovador e relevante para a sua vida profissional.

Dessa forma, pedimos que ajude-nos com a sua contribuição, respondendo a seguinte pergunta: Qual tema de curso pré-congresso você gostaria de ver no Ganepão 2018?

 

Clique no link e responda! - https://pt.surveymonkey.com/r/7MBDC9S

 

Conheça o Ganepão 2018! - https://www.ganepao.com.br/congresso/2018/pt

 

#ganepao2018 #compartilheconhecimento #compartilheciencia



Ganepão 60 Nutri Segundos - Novos Critérios de Desnutrição da ESPEN em Idosos

30 de agosto de 2017

Tags: ganepao 60 nutri segundos mortalidade desnutrição idoso




O envelhecimento populacional está ocorrendo de forma acelerada mundialmente. Estima-se que em 2050 haverá no mundo 7,7 bilhões de idosos, e em países em desenvolvimento a frequência é ainda maior. Como no Brasil, que ocupa o 6º lugar entre os países do mundo. Em consequência ao envelhecimento, ocorrem modificações morfológicas e fisiológicas em todo o organismo, que acarretam, entre outras consequências, redução da capacidade funcional, perda de massa muscular e aumento de risco de mortalidade.

 

Conhecer métodos de avaliação do estado nutricional com valor prognóstico é de extrema importância para guiar a conduta nutricional adequada nesta faixa etária.

 

No Ganepão 60 nutrisegundos desse mês, compartilhamos o resultado do estudo recém-publicado na conceituada revista Nature, que avaliou o valor prognóstico para mortalidade dos novos critérios de diagnóstico de desnutrição da ESPEN em idosos.

 

Não deixe de assistir!

 

#compartilheciencia #compartilheconhecimento #ganepao2018 #ganepao60nutrisegundos #avaliacaonutricional #idoso #desnutricao

Por: Giliane Belarmino e Dan L Waitzberg

 

Referência:

Jiaojiao Jiang, Xiaoyi HuJing Chen, Haozhong Wang, Lei Zhang, Birong Dong, Ming Yang. Predicting long-term mortality in hospitalized elderly patients using the new ESPEN definition. 2017, Scientific Reports 7: 4067.

Cederholm, T. et al. Diagnostic criteria for malnutrition - An ESPEN Consensus Statement. 2015, Clinical Nutrition. 34: 335–340.

 



Consumo de Glúten Reduz Risco de Doença Cardíaca

28 de agosto de 2017

Tags: gluten doenca celiaca doenca cardiaca coronaria ganepaocast

Consumo de Glúten Reduz Risco de Doença Cardíaca




NOVIDADE: GanepãoCAST - o PODCAST do Ganepão!

O podcast é um conteúdo de mídia (geralmente áudio) transmitido via RSS. Publicaremos mensalmente no Blog do Ganepão, um áudio sobre temas relevantes e atuais do mundo da nutrição.

O tema do Ganepão News&Views e GanepãoCAST de agosto é a relação da ingestão de glutén e doenças cardíacas. Não deixe de ler e ouvir! 

 

Com objetivo de avaliar a associação da ingestão, em longo prazo de glúten, com desenvolvimento de doença cardíaca coronária, estudou-se, de forma prospectiva, uma coorte de 64.714 mulheres e 45.303 homens do Estudo de Acompanhamento de Profissionais de Saúde.

 Foram pessoas que, sem história de doença coronariana, preencheram um questionário semi-quantitativo de frequência alimentar de 131 itens em 1986, atualizado a cada quatro anos até 2010.

Durante 26 anos de acompanhamento observou-se 2.273.931 pessoas por ano. Destes, 2.431 mulheres e 4.098 homens desenvolveram doença cardíaca coronária. O infarto do miocárdio fatal ocorreu em 2.286 participantes (540 mulheres e 1.746 homens) e infarto do miocárdio não fatal aconteceu em 4.243 participantes (1.891 mulheres e 2.352 homens).

Entre os indivíduos elegíveis para análise (64.714 mulheres e 45.303 homens), a ingestão diária média de glúten variou de 2,6 - 7,5 g entre as mulheres e 3,3 - 10,0 g entre os homens.

A ingestão de glúten correlacionou-se inversamente com a ingestão de álcool, tabagismo, ingestão total de gordura e ingestão de carne vermelha não processada e de forma positiva com a ingestão de grãos inteiros e refinados.

Nos participantes com ingestão média de glúten de 2,6 a 3,3 g a doença coronária incidiu em 352/100.000 pessoas, e nas com maior ingestão média de glúten (7,5 a 10g) a incidência foi menor (277/100 000 pessoas). Ou seja,   diferença de taxa de 75/100.000 menos casos de doença coronária em quem ingeriu mais  glúten.

Os autores concluem que a ingestão dietética em longo prazo de glúten não se associou ao risco de doença cardíaca coronária. No entanto, a exclusão do glúten pode resultar em consumo reduzido de grãos integrais benéficos, o que pode afetar o risco cardiovascular. A promoção de dietas sem glúten entre pessoas sem doença celíaca não deve ser encorajada.

 

Referência:

Benjamin Lebwohl, Yin Cao, Geng Zong, Frank B Hu, Peter H R Green, Alfred I Neugut, Eric B Rimm, Laura Sampson, Lauren W Dougherty, Edward Giovannucci, Walter C Willett, Qi Sun, Andrew T Cha. Long term gluten consumption in adults without celiac disease and risk of coronary heart disease: prospective cohort study. BMJ 2017;357:j1892





Ganepão 2017 - Indústria

22 de agosto de 2017

Tags: videos institucionais industria ganepao 2017

Ganepão 2017 - Indústria




Confira a participação da indústria no Ganepão 2017!

Conheça o Ganepão 2018! - https://www.ganepao.com.br/congresso/2018/pt



Ganepão 2017 - Científico

21 de agosto de 2017

Tags: videos institucionais cientifico ganepao 2017

Ganepão 2017 - Científico




O que a comunidade científica tem a dizer sobre o Ganepão 2017?

Assista e confira!

Conheça o Ganepão 2018! - https://www.ganepao.com.br/congresso/2018/pt



Aconteceu no Ganepão 2017 – Carol Ireton-Jones – FODMAPS

14 de agosto de 2017

Tags: aconteceu no ganepão 2017 fodmaps carol ireton-jones

Aconteceu no Ganepão 2017 – Carol Ireton-Jones – FODMAPS




Carol Ireton-Jones, PhD, RD, é Especialista em Terapia Nutricional e Consultora e Sócia-Diretora da Professional Nutrition Therapists, LLC.

Ela também é membro adjunto do corpo docente da pós-graduação da Texas Tech University, Lubbock, Texas, e membro clínico do corpo docente do Departamento de Nutrição Clínica na University of Texas Southwestern Medical Center, Dallas, Texas.

 

Ela esteve no Ganepão e falou sobre FODMAPS. Fodmaps é a sigla em inglês para “Fermentable Oligossacharides, Dissacharides, Monossacharides And Poliols”.

 

Quer saber mais?

 

Assista ao vídeo e acompanhe todas as novidades do Ganepão 2018 nas nossas redes sociais, app e blog. - http://www.ganepao.com.br/pt

 

O que é FODMAP? - Saiba tudo aqui! - http://www.nutritotal.com.br/mod/pergres/view.php?id=18561

 

#aconteceunoganepao2017 #compartilheciencia #compartilheconhecimento #ganepao2017 #highlightganepao #fodmaps #sindromedointestinoirritavel

 



Qual o Papel da Dieta com Baixo Teor de Sódio no Controle da Pressão Arterial?

04 de julho de 2017

Tags: dieta sódio pressão arterial

Qual o Papel da Dieta com Baixo Teor de Sódio no Controle da Pressão Arterial?




Um novo estudo que seguiu mais de 2.600 homens e mulheres por 16 anos mostrou que consumir menos sódio não foi associado a pressão arterial mais baixa. Os novos achados questionam os limites de sódio recomendados pelas atuais diretrizes dietéticas para os americanos.

 

As diretrizes dietéticas para americanos 2015-2020 recomendam limitar a ingestão de sódio a 2300 miligramas por dia para pessoas saudáveis. Para o estudo, os pesquisadores seguiram 2632 homens e mulheres de 30 a 64 anos que faziam parte do Framingham Offspring Study. Os participantes tiveram pressão arterial normal no início do estudo. No entanto, ao longo dos próximos 16 anos, os pesquisadores descobriram que os participantes do estudo que consumiram menos de 2500 miligramas de sódio por dia apresentaram maior pressão arterial em comparação aos participantes que consumiram maiores quantidades de sódio.

 

Os pesquisadores também descobriram que as pessoas no estudo que tiveram maior ingestão de potássio, cálcio e magnésio apresentaram menor pressão arterial a longo prazo. Em Framingham, as pessoas com maiores ingestões combinadas de sódio (3717 miligramas por dia em média) e potássio (3211 miligramas por dia, em média, em média) apresentaram a pressão arterial mais baixa.

 

"Este estudo e outros apontam para a importância das ingestões de potássio mais altas, em particular, sobre a pressão arterial e, provavelmente, resultados cardiovasculares também", comentam os autores. "Espero que esta pesquisa ajude a reorientar as diretrizes dietéticas atuais para os americanos sobre a importância de aumentar a ingestão de alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio com a finalidade de manter uma pressão sanguínea saudável".

 

A autora diz que há provavelmente um subconjunto de pessoas sensíveis ao sal que se beneficiariam com a redução da ingestão de sódio, mas é necessária mais pesquisa para desenvolver métodos mais fáceis para detectar a sensibilidade ao sal e determinar as diretrizes apropriadas para a ingestão de sódio e potássio para o grupo de pessoas “sensíveis” ao sal.

 

REFERÊNCIA: Experimental Biology 2017. "Low-sodium diet might not lower blood pressure: Findings from large, 16-year study contradict sodium limits in Dietary Guidelines for Americans." ScienceDaily. ScienceDaily, 25 April 2017. 



O Ganepão 2017 foi um sucesso!

03 de julho de 2017

Tags: ganepão 2017 cbni preprosim sucesso

O Ganepão 2017 foi um sucesso!




Mesmo com o feriado e o frio que fazia em São Paulo, o Congresso alcançou a considerável marca de 2579 congressistas presentes.

 

O Ganepão 2017 contemplou o 7º Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada – CBNI, com o tema "Translação de Nutrientes e Nutracêuticos na Prevenção e Terapia Nutricional”, e o 3º Congresso Brasileiro de Pre, Pro e Simbióticos - Preprosim, sob o tema "Repercussões Orgânicas e Funcionais da Disbiose: Diagnóstico e Tratamento".

 

O Congresso apresentou 5 dias de intensa atividade científica, onde foram realizados 5 Cursos Pré-Congresso, 755 aulas distribuídas em 10 salas, sendo 8 delas com tradução simultânea. Além disso, tivemos uma sala de transmissão simultânea em tempo real, exibindo aulas de salas que alcançaram a capacidade máxima.

 

A participação ativa de 306 professores, sendo 21 deles de renome internacional garantiu excelente programação científica com proposta multidisciplinar para a atualização dos participantes.

 

A presença da investigação brasileira se refletiu em 268 trabalhos científicos apresentados, sendo premiados 6 deles no 3º Prêmio Preprosim/FQM e mais 8 trabalhos no 19º Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental. As contribuições foram disponibilizadas em anais, como suplemento eletrônico na Revista Brasileira de Nutrição Clínica da BRASPEN. Faça o download clicando AQUI.

 

O Ganepão 2017 foi realizado com o apoio de importantes Entidades, Conselhos e Associações das áreas de Medicina, Nutrição, Enfermagem e Farmácia, nacionais e internacionais.

 

Nossos parceiros da Indústria Alimentícia e Laboratórios avaliaram, com unanimidade, como “ótima” a programação científica e a organização geral do Ganepão 2017.

 

E o Ganepão não para!

 

Baixe e se cadastre no nosso App e acompanhe as últimas novidades do universo da Nutrição!

 

Faça o download agora!

   

 

DICA IMPORTANTE: Procure permanecer logado(a) para utilizar todos os recursos existentes do App.



Mensagem do Dr. Dan - Agradecimentos

22 de junho de 2017

Tags: ganepão 2017 cbni preprosim agradecimentos

Mensagem do Dr. Dan - Agradecimentos




O Dr. Dan L. Waitzberg, Presidente do Congresso Ganepão, agradece imensamente a sua participação. Assista!

#compartilheconhecimento #compartilheciencia #ganepao2017#preprosim



Arquivos

Tema

Tags