Idiomas: POR | ENG | ESP
Ganepão 2018: 8º ICNO/CBNC - International Conference of Nutritional Oncology / Congresso Brasileiro de Nutrição em Câncer e 2º NEXSA - Congresso Internacional de Nutrição, Exercício e Saúde

Palestrantes

Palestrantes Internacionais

Alessandro Laviano (Itália)


Médico e Professor Associado do Departamento de Medicina Clínica da Universidade La Sapienza, Roma, Itália; e responsável pela Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Universitario Umberto I (University Hospital), Roma, Itália. É referência de dois Centros Acadêmicos, Scientific Advisory Board, Royal Numico, The Netherlandse European Commission, Bruxelas, além de ser Membro das Sociedades Italianas ESPEN, AAAS - American Association for the Advancement of Science (AAAS). Sua principal linha de estudo é a Regulação da Ingestão Alimentar em Situações Fisiológicas e Patológicas Anorexia, Caquexia, Hiperfagia e Obesidade. Tem mais de 100 estudos publicados sobre Secreção de Serotonina, Suplementação em Obesos para Controlede Ingestão Alimentar, e a Etiologia de Anorexia e Caquexia. Atualmente segue a mesma linha de pesquisa na Itália e é considerado referência neste assunto como membro do corpo editorial das revistas Nutrition, Current Nutrition and Food Science, BioPsychoSocial Medicine, The Open Nutrition Journal.

Andrew Ukleja (Estados Unidos)


Andrew Ukleja é médico gastroenterologista do Cleveland Clinic Florida e Diretor da Equipe de Apoio à Nutrição no Cleveland Clinic Hospital, Weston. Recentemente foi indicado como Professor Assistente de Clínica Médica na Florida Atlantic University, Boca Raton. Suas áreas de interesse incluem nutrição enteral e parenteral, síndrome do intestino curto, dismotilidade gastrointestinal, obesidade e doença celíaca.

Elisabeth De Waele (Bélgica)


Graduou-se em medicina pela Vrije Universiteit Brussel em 2004. Completou a residência em cirurgia geral em 2010 e tornou-se médica intensivista em 2012. Atualmente é chefe da UTI, responsável pela tratamento pós-operatório de pacientes com cirurgia cardíaca, além de atuar atua com as equipes cirúrgicas da Universitair Ziekenhuis Brussel. Desde 2012, é presidente da equipe de Nutrição da Vrije Universiteit Brussel / Universitair Ziekenhuis Brussel. Sua expertise inclui nutrição em ambiente de cuidados intensivos, metabolismo e nutrição na UTI e pacientes com cirurgia cardíaca e nutrição em oncologia.

Faith Ottery (Estados Unidos)


Dra.Faith Ottery é graduada em Medicina com especialização em oncologia clínica e cirúrgica e também possui doutorado em Ciências Nutricionais. Ela é conhecida internacionalmente por seu papel no desenvolvimento da Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Paciente (PG-SGA), que se tornou o padrão de avaliação nutricional em pacientes oncológicos. Ela foi a presidente fundadora da Society for Nutritional Oncology Adjuvant Therapy (NOAT), uma organização multidisciplinar internacional de pesquisa e educação. Desde março de 2015, Dra. Ottery é Professor Visitante da Universidade Hanze de Ciências Aplicadas, Holanda.

Harriet Jager-Wittenaar (Holanda)


Dra. Harriët Jager-Wittenaar, é nutricionista e professora de Desnutrição Clínica e Envelhecimento Saudável no Grupo de Pesquisa Envelhecimento Saudável, Cuidados de Saúde e Enfermagem na Hanze University of Applied Sciences, Groningen, Holanda, onde também é professora do Programa de Nutrição e Dietética. Além disso, é pesquisadora sênior no Departamento de Cirurgia Maxilofacial no Centro Médico Universitário de Groningen, Holanda. Ela obteve seu doutorado (2010) em Ciências Médicas na Universidade de Groningen, sobre o tema da desnutrição em pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Sua linha de pesquisa atual inclui avaliação nutricional, e. PG-SGA e técnicas de imagem para avaliar a composição corporal, relação entre desnutrição e fragilidade, metabolismo e implementação de triagem de risco nutricional.

Jingjie Xiao (China)


Jingjie Xiao possui Bacharel em Ciências da Qualidade e Segurança Alimentar em seu país de origem, China. Posteriormente, ela prosseguiu o mestrado em Ciências da Nutrição na Florida State University nos EUA. Ela adquiriu experiência substancial em pesquisa durante seus estudos de pós-graduação. Recentemente defendeu seu doutorado na University of Alberta, Canadá. Como estudante de doutorado, ela também orienta estudantes de graduação e estudantes de mestrado em técnicas de pesquisa. Do mesmo modo, ela orientou e treinou profissionais de saúde com método de tomografia computadorizada para avaliação de composição corporal em todo o mundo (Instituto Nacional do Câncer no Brasil, Universidade Católica de Pelotas no Brasil e Faculdade de Medicina Albert Einstein nos EUA, Philipps-Universität Marburg em Alemanha). Os seus interesses de pesquisa envolvem, entre outros, o estado nutricional, a mudança de peso e a alteração da composição corporal na população clínica, particularmente em pacientes com câncer.

Juan Ochoa (Estados Unidos)


Dr. Juan Ochoa, completou sua residência no programa de cirurgia geral e em Cuidados Críticos Multidisciplinares na Universidade de Pittsburgh. Foi professor de cirurgia na Universidade de Kentucky e, atualmente é Diretor Médico e Científico da Nestlé HealthCare Nutrition USA. Dr. Ochoa tem mais de 100 publicações, incluindo capítulos e artigos revisados por pares, em revistas de prestígio.

Luis Nin (Uruguai)


Médico Intensivista. Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral. Diretor e Fundador do Mestrado em Nutrição na Universidade Católica Dámaso Antonio Larrañaga (UCUDAL) de Montevidéu. Foi presidente da International Confederation of Nutritional Support Organizations (ICNSO) e Diretor do Curso Avançado de Nutrição da Federação Latinoamericana de Nutrição Clínica e Metabolismo (FELANPE).

Luiza Kent-Smith (Canadá)


PhD em Nutrição, Universidade de Saskatchewan, Canadá. Líder Profissional em Nutrição e Dietética na região de Saskatoon no Canadá, Professora Clínica Assistente da Divisão de Nutrição e Dietética da Faculdade de Farmácia e Nutrição da Universidade de Saskatchewan, Canadá e Coordenadora do Nutrition Day Canada. Especialista em Terapia Nutricional Enteral em Pacientes com câncer.

Maurizio Muscaritoli (Itália)


Com formação em Nefrologia, Dr Maurizio se especializou no Departamento de Cirurgia de Syracuse e no Laboratório do Prof Meguide em Nutrição Clínica. Professor Assistente de Medicina Interna da Universidade ‘La Sapienza’, em Roma. Chefe da Unidade de Tratamento em Nutrição Clínica do mesmo hospital. Tem atuado nas Áreas de Desnutrição, Metabolismo, Nutrição Artificial e Suporte Metabolico-Nutritional em Pacientes com Câncer. É Membro ativo de Sociedades Européias de fomento da Nutrição Clínica (ESPEN, Sociedades Italianas de Medicina Interna e de Nutrição Enteral e Parenteral -SIMI e SINPE). Nos últimos dois anos publicou mais de 15 trabalhos científicos indexados sobre sua área de atuação.

Negar Esmailzadeh (Dinamarca)


Negar Esmailzadeh é nutricionista e obteve mestrado em Nutrição Clínica no Departamento de Nutrição Humana da, Dinamarca. Atualmente é Gerente de Assuntos Médicos Globais, na Nutricia Advanced Medical Nutrition. Sua principal linha de pesquisa refere-se à requisitos de proteína e energia em pacientes críticos.

Paula Alves (Portugal)


Possui Licenciatura em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Trabalha com Prestação de Consultas de Nutrição no Hospital Privado de Alfena-GTS. Integra o corpo docente da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto. Exerce funções de Diretora do Serviço de Nutrição e Alimentação do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPOPFG-E.P.E), aonde fundou e dirigiu o Serviço de Gestão Hoteleira e foi Nutricionista.

Peter Weijs (Holanda)


Dr. Peter Weijs é coordenador de pesquisa na seção de Nutrição e Dietética, Departamento de Medicina Interna e Medicina de Cuidados Intensivos, VU University Medical Center Amsterdam. Ele também é professor no Departamento de Nutrição e Dietética, School of Sports and Nutrition, Amsterdam University of Applied Sciences. Ele está envolvido em pesquisas sobre obesidade, diabetes, cuidados intensivos e avaliação nutricional (composição corporal e requisitos de energia e proteína). O foco de sua pesquisa visa à otimização do tratamento nutricional.

Rafael Figueiredo Grijalba (Paraguai)


Médico Especialista em Nutrição. Chefe do Departamento de Nutrição do Hospital de Clínicas, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nacional de Asunción – Paraguay. Ex-Presidente da Sociedade Paraguaia de Nutrição. Ex-Presidente da Federação Latino-americana de Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Metabolismo – FELANPE

Remy Meier (Suíça)


Médico Gastroenterologista, Professor Interino e Chefe da Unidade de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição do Hospital Universitário Kantonsspital Liestal, Suiça, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade da Basiléia e do Instituto de Nutrição Humana. Membro de várias sociedades nacionais e internacionais  como a American Society of Gastroenterology, Society of Enteral and Parenteral Nutrition Suíça, Europa e EUA. Autor de 5 livros e possui mais de 480 artigos publicados.

Rocco Barazzoni (Itália)


Rocco Barazzoni é professor associado de Medicina Interna na Universidade de Trieste, Itália, consultor em Medicina Interna e coordenador do Departamento de Obesidade e Síndrome Metabólica do ambulatório do Hospital Universitário de Trieste. Ele é membro atual da Iniciativa de Liderança Global sobre Desnutrição como um dos representantes da ESPEN e co-presidente do Grupo de Interesse Especial ESPEN sobre Obesidade. Sua pesquisa é centrada na regulação nutricional e hormonal do metabolismo energético e função mitocondrial, estresse oxidativo, inflamação e resistência à insulina em modelos clínicos e experimentais nas configurações da obesidade, suas complicações metabólicas e desnutrição.

Roland Dickerson (Estados Unidos)


O Dr. Roland N. Dickerson é farmacêutico do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Tennessee e um farmacêutico clínico e coordenador clínico da clínica de apoio nutricional no Centro Médico Regional em Memphis, Tennessee. Sua principal linha de estudo abrange o suporte metabólico do paciente criticamente enfermo.

Ruben Gustavo Kliger (Argentina)


Médico Especialista em Nutrição e Terapia Intensiva; Presidente da Associação Argentina de Nutrição Enteral e Parenteral; Professor de Terapia Intensiva e Nutrição na Pontificia Universidad Católica Argentina em Buenos Aires- Argentina; Médico responsável pelo Suporte no Sanatorio de la Trinidad Palermo e do Sanatorio de los Arcos, Argentina.

Shalom Kalnicki (Estados Unidos)


Em breve.

Vanessa Fuchs (México)


Dra. Vanessa Fuchs estudou medicina na Faculdade Superior de Medicina, Instituto Politécnico Nacional, Cidade do México e Nutrição na Universidade Ibero-Americana da Cidade do México. Obteve seu mestrado em investigação clínica na Universidade de Harvard e seu doutorado em pesquisa médica na Faculdade Superior de Medicina do Instituto Politécnico Nacional da Cidade do México. Atualmente é Diretora e Fundadora do Serviço de Nutrição Clínica e Pesquisadora Nacional no Hospital Geral do México.

William Manzaneres (Uruguai)


Médico Intensivista graduado pela Universidade de La Republica de Uruguay. Professor Adjunto da Cátedra de Medicina Intensiva da Faculdade de Medicina do Uruguai, Presidente do Comitê de Educação da FELANPE (2010- 2012), Integrante do Comitê de Educação de ILAS-ASPEN. Diretor de linhas de investigação sobre estresse oxidativo, selênio e farmaconutrição no paciente crítico. Autor de publicações em revistas internacionais, capítulos de livros nacionais e internacionais. Palestrante em vários eventos nacionais e internacionais.