Idiomas: POR | ENG | ESP
Ganepão 2019: 8º Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada – CBNI e 4º Congresso Brasileiro de Pre, Pro e Simbióticos - PreProSim

Palestrantes

Palestrantes Internacionais

Alberto Mijan-de-la-Torre (Espanha)


Dr. Alberto Miján-de-la-Torre, é médico especialista em medicina interna, mestre e doutor em Nutrição Clínica e Clínico Certificado em Suporte Nutricional (CNSC). Atualmente é responsável pela Unidade de Nutrição Clínica do Serviço de Medicina Interna do Hospital Universitário de Burgos.

Alessandro Laviano (Itália)


Médico e Professor Associado do Departamento de Medicina Clínica da Universidade La Sapienza, Roma, Itália; e responsável pela Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Universitario Umberto I (University Hospital), Roma, Itália. É referência de dois Centros Acadêmicos, Scientific Advisory Board, Royal Numico, The Netherlandse European Commission, Bruxelas, além de ser Membro das Sociedades Italianas ESPEN, AAAS - American Association for the Advancement of Science (AAAS). Sua principal linha de estudo é a Regulação da Ingestão Alimentar em Situações Fisiológicas e Patológicas Anorexia, Caquexia, Hiperfagia e Obesidade. Tem mais de 100 estudos publicados sobre Secreção de Serotonina, Suplementação em Obesos para Controlede Ingestão Alimentar, e a Etiologia de Anorexia e Caquexia. Atualmente segue a mesma linha de pesquisa na Itália e é considerado referência neste assunto como membro do corpo editorial das revistas Nutrition, Current Nutrition and Food Science, BioPsychoSocial Medicine, The Open Nutrition Journal.

Andrew Ukleja (Estados Unidos)


Andrew Ukleja é médico gastroenterologista do Cleveland Clinic Florida e Diretor da Equipe de Apoio à Nutrição no Cleveland Clinic Hospital, Weston. Recentemente foi indicado como Professor Assistente de Clínica Médica na Florida Atlantic University, Boca Raton. Suas áreas de interesse incluem nutrição enteral e parenteral, síndrome do intestino curto, dismotilidade gastrointestinal, obesidade e doença celíaca.

Angélica Pérez (Colômbia)


Angélica Pérez é nutricionista, especialista em saúde ocupacional e mindful eating. Atualmente é coordenadora nacional do NutritionDay Colombia, professora da Faculdade de Ciências da Pontificia Universidad Javeriana e secretária executiva do Conselho Administrativo da Associação Colombiana de Nutrição Clínica.

Arthur Ouwehand (Finlândia)


Dr. Ouwehand obteve seu mestrado. (1992) em biologia celular pela Universidade de Wageningen (Holanda) e seu Ph.D. (1996) em microbiologia pela Universidade de Gotemburgo (Suécia). Em 1999 foi nomeado Professor Adjunto em Microbiologia Aplicada na Universidade de Turku (Finlândia). Dr. Arthur Ouwehand é gerente do grupo de pesquisa e desenvolvimento da Active Nutrition em Kantvik, DuPont Nutrition & Health, Finlândia e tem um fundo de pesquisa tanto na academia como na indústria. Seu interesse principal é em alimentos funcionais, em particular probióticos, prebióticos e sua influência na composição e atividade da microbiota intestinal. Atua no International Life Sciences Institute da Europa, na Federação Internacional de Laticínios, na Associação Científica Internacional de Probióticos e Prebióticos, na Aliança Global para Probióticos e na Associação Internacional de Probióticos.

Charles Elleri Bermúdez Patiño (Colômbia)


Dr. Bermúdez é médico especialista em cirurgia geral e direito médico da Pontifícia Universidade Javeriana, Fellow do American College of Surgeons, presidente da Associação Colombiana de Nutrição Clínica e do Departamento de Metabolismo de Nutrição da Associação Colombiana de Cirurgia. Atualmente é Cirurgião Clínico e Chefe do Grupo de Apoio Metabólico e Nutricional na Clinica La Colina.

Danielle Bear (Reino Unido)


Danielle Bear é nutricionista, doutoranda do National Institute for Health Research Clinical. Atualmente é a principal nutricionista intensivista no Guy’s and St Thomas’ NHS Foundation Trust e é pesquisadora com foco em avaliação e prevenção de perda muscular no paciente crítico.

Gary Wu (Estados Unidos)


O Dr. Wu é Professor em Gastroenterologia na Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia, onde é Chefe Associado de Pesquisa na Divisão de Gastroenterologia e também Diretor Associado do Centro de Estudos Moleculares em Gastroenterologia e doença hepática. Atualmente é diretor e presidente do Conselho Consultivo Científico do Centro de Pesquisa Gastroenterologica da Associação Americana de Gastroenterologia e é membro eleito da Sociedade Americana de Investigação Clínica e da Associação Americana de Médicos. Os programas de pesquisa no laboratório de Wu enfocam as interações mutualísticas entre a microbiota intestinal e o hospedeiro, com um foco particular no metabolismo.

Gertrudis Baptista (Venezuela)


Nutricionista. Especialista em Nutrição Clínica e em Suporte Nutricional. Mestre em Nutrição. Professora Titular da Faculdade de Medicina da Universidade Central da Venezuela. Chefe da Unidade de Apoio Nutricional do Hospital Universitário de Caracas. Autora e Coordenadora do Programa de Nutrição em Câncer do Ministério do Poder Popular para a Saúde da Venezuela.

Grégory Lambert (França)


Farmacêutico e Ph.D. em tecnologia farmacêutica, a carreira de Gregory Lambert é dividida entre Biotecnologia e Farmácia, onde ocupou os cargos de Diretor Científico Chefe e Diretor Executivo em empresas como Novagali Pharma, Septodont e atualmente TargEDys, onde é CEO. Suas responsabilidades abrangiam o desenvolvimento, a propriedade intelectual e o desenvolvimento de negócios. Gregory levou o desenvolvimento de vários dispositivos e produtos farmacêuticos do laboratório para autorizações de mercado.

Harrïet Jager-Wittenaar (Holanda)


Dra. Harriët Jager-Wittenaar é nutricionista e professora de Desnutrição Clínica e Envelhecimento Saudável no Grupo de Pesquisa Envelhecimento Saudável, Cuidados de Saúde e Enfermagem na Hanze University of Applied Sciences, Groningen, Holanda, onde também é professora do Programa de Nutrição e Dietética. Além disso, é pesquisadora sênior no Departamento de Cirurgia Maxilofacial no Centro Médico Universitário de Groningen, Holanda. Ela obteve seu doutorado (2010) em Ciências Médicas na Universidade de Groningen, sobre o tema da desnutrição em pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Sua linha de pesquisa atual inclui avaliação nutricional, e. PG-SGA e técnicas de imagem para avaliar a composição corporal, relação entre desnutrição e fragilidade, metabolismo e implementação de triagem de risco nutricion

Hervé Blottiere (França)


Diretor de Investigação do Institut national de la recherche agronomique, Hervé Blottière dirige atualmente um laboratório de investigação que estuda o Ecossistema Intestinal Humano no Instituto MICALIS “Microbiologia Alimentar e Intestinal para a Saúde Humana”. Ele também é Diretor Científico da iniciativa MetaGenoPolis, uma plataforma de excelência dedicada à metagenômica quantitativa e funcional, onde montou uma plataforma robótica para permitir triagens metagenômicas funcionais de alto rendimento.

Joel Dore (França)


Possui Graduação em Medicina e Doutorado pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, EUA (1988). Atualmente é diretor de pesquisa no Instituto Francês de Pesquisa Agrícola (INRA) e dirige o Comitê Executivo da MetaGenoPolis. Atua também como chefe-adjunto do Instituto MICALIS "Microbiologia de Alimentos e Intestino para a Saúde Humana” e é membro do Conselho Científico do Polo de Microbiologia da Escola de Doutorado "Inovação Terapêutica" na Universidade de Paris XI. Seu principal interesse de pesquisa é a avaliação molecular da microbiota intestinal humana na saúde e na doença, e a exploração metagenômica da conversação cruzada do hospedeiro-microrganismo. Possui 120 publicações, incluindo artigos em revistas científicas, como a Gut, a Gastroenterology e a Nature.

Laura Matarese (Estados Unidos)


Possui Graduação em Nutrição, mestrado pela Case Western Reserve University e doutorado pela University of Medicine and Dentistry of New Jersey. Atualmente é Professora Associada no Departamento de Medicina Interna, Divisão de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição, Escola de Medicina e Departamento de Ciências e Nutrição na East Carolina University, nos Estados Unidos. Foi Diretora de Nutrição Intestinal na Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh e na Cleveland Clinic Foundation. Dentre suas realizações, teve papel importante no desenvolvimento de programas de reabilitação intestinal, tanto no setor privado quanto em ambientes universitários. Contribuiu para legislações em políticas públicas significativas, onde prestou testemunho oral numa audiência ao Senado dos Estados Unidos, tendo o seu trabalho citado pelo Supremo Tribunal dos Estados Unidos em um caso histórico de Nutrição (Departamento de Saúde Cruzan v. Missouri, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos. 25 de junho de 1990). Áreas de especialização incluem Nutrição, Falência Intestinal, Nutrição Parenteral e Enteral, Doença Hepática, Obesidade e Qualidade de Vida.

Mai Takada (Japão)


Mai Takada é Mestre em Ciências da Saúde e atua como Pesquisadora Sênior do Centro de Pesquisa do Yakult Central Institute

Mary Russell (Estados Unidos)


Mary Russell é gerente sênior de assuntos médicos de nutrição da Baxter Healthcare e professora da Rosalind Franklin School of Medicine and Science. Ela é presidente do grupo de prática dietética Dietitians in Nutrition Support e ex-presidente da North Carolina Dietetic Association.

Nathalie Delzenne (Bélgica)


Nathalie M. Delzenne é Professora Titular e Presidente do Lovaina Research Institute e dirige o Grupo de Pesquisa em Metabolismo e Nutrição da Université Catholique de Louvain (Uclouvain-Woluwé, Bélgica). É doutora em Ciências Farmacêuticas e pós-doutora em Nutrição (Lausanne, CH) pelo Instituto Pasteur de Lille (França).

Palle Bekker Jeppesen (Dinamarca)


O professor Palle Bekker Jeppesen é professor do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Saúde e Ciências Médicas da Universidade de Copenhague, Dinamarca; Professor afiliado e chefe da pesquisa no Departamento de Gastroenterologia da Rigshospitalet em Copenhague, na Dinamarca, e é também professor afiliado no Departamento de Nutrição, Exercício e Esporte da unidade de Nutrição Clínica e Experimental da Universidade de Copenhague. Seus principais interesses de pesquisa incluem pacientes com síndrome do intestino curto e insuficiência intestinal com foco recente em novas terapias para seu tratamento, reabilitação e cuidados.

Paul Wischmeyer (Estados Unidos)


Dr. Paul E. Wischmeyer, é médico intensivista e nutrólogo que atua como professor com título de anestesiologia e cirurgia na Duke University School of Medicine em Durham. É Vice-Presidente Associado de Pesquisa Clínica no Departamento de Anestesiologia e Diretor da Equipe de Nutrição do Duke Hospital e Diretor de Pesquisa Perioperatória do Duke Clinical Research Institute.

Pierre-Yves Mousset (França)


Após seus estudos médicos, Pierre-Yves Mousset trabalhou por 15 anos em comunicação e marketing farmacêutico. Ele é o fundador e CEO de duas empresas especializadas no desenvolvimento de suplementos alimentare: a Gynov, de alimentos médicos especiais e dispositivos médicos para a saúde da mulher e a Indigo Therapeutics, de nutrição clínica e modulação da microbiota intestinal. Com base na crença de que certos ingredientes alimentares provavelmente trarão benefícios à saúde ainda pouco explorados, essas empresas estão envolvidas no desenvolvimento de produtos que atendem aos critérios de qualidade da indústria farmacêutica, tanto do ponto de vista industrial quanto do científico e médico.

Remy Meier (Suíça)


Médico Gastroenterologista, Professor Interino e Chefe da Unidade de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição do Hospital Universitário Kantonsspital Liestal, Suiça, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade da Basiléia e do Instituto de Nutrição Humana. Membro de várias sociedades nacionais e internacionais  como a American Society of Gastroenterology, Society of Enteral and Parenteral Nutrition Suíça, Europa e EUA. Autor de 5 livros e possui mais de 480 artigos publicados.

Robert Schiestl (Estados Unidos)


Dr. Schiestl concluiu o doutorado em Biologia e Genética pela Universidade de Viena, Áustria. Atualmente é professor de Patologia, Saúde Ambiental e Oncologia na UCLA. Ele é diretor do Centro de Genômica Ambiental da UCLA e membro atual do Centro de Câncer, Centro de Saúde Ocupacional e Ambiental, do Programa Interdepartamental em Toxicologia Molecular e do comitê diretor do Programa de Pós-Graduação da mesma universidade. Também é presidente do Comitê de Planejamento para a reunião da Sociedade Mutageniana Ambiental.

Ruben Gustavo Kliger (Argentina)


Médico Especialista em Nutrição e Terapia Intensiva; Presidente da Associação Argentina de Nutrição Enteral e Parenteral; Professor de Terapia Intensiva e Nutrição na Pontificia Universidad Católica Argentina em Buenos Aires- Argentina; Médico responsável pelo Suporte no Sanatorio de la Trinidad Palermo e do Sanatorio de los Arcos, Argentina.

William Manzanares (Uruguai)


Médico Intensivista graduado pela Universidade de La Republica de Uruguay. Professor Adjunto da Cátedra de Medicina Intensiva da Faculdade de Medicina do Uruguai, Presidente do Comitê de Educação da FELANPE (2010- 2012), Integrante do Comitê de Educação de ILAS-ASPEN. Diretor de linhas de investigação sobre estresse oxidativo, selênio e farmaconutrição no paciente crítico. Autor de publicações em revistas internacionais, capítulos de livros nacionais e internacionais. Palestrante em vários eventos nacionais e internacionais.


Fique ligado


11/JUL/2019 - Mindfulness como abordagem terapêutica em obesidade
Artigo publicado no The Journal of Clinical Endocr
...
03/JUL/2019 - Ganepão News - Arginina
A Arginina é um aminoácido muito imp
...
22/MAI/2019 - Cozinhar os vegetais reduz o teor de compostos bioativos?
Cozinhar os vegetais reduz o teor de compostos bio
...