Idiomas: POR | ENG | ESP

Ganepão News&Views - Exercício Melhora a Asma em Adultos Obesos

17 de julho de 2018


Tags: exercício físico treinamento físico asma adultos obesos




EXERCÍCIO MELHORA A ASMA EM ADULTOS OBESOS

 

O treinamento físico ajuda a melhorar a vida diária de adultos obesos com asma, concluiu estudo publicado recentemente na Medicine and Science in Sports and Exercise.

O programa de três meses teve como alvo a perda de peso e exercício através de treinamento aeróbico e de resistência.

Os autores distribuíram aleatoriamente 55 adultos obesos com asma para participar de grupo intervenção com programa de perda de peso com exercícios, incluindo treinamento aeróbico, levantamento de peso, nutrição e terapias psicológicas (n=28) ou grupo placebo para participar de programa de perda de peso, exercícios de respiração e alongamento (n=27).

A atividade física diária, sintomas de asma, qualidade do sono e sintomas de ansiedade e depressão foram quantificados antes e após o tratamento.

Depois de duas sessões por semana durante três meses, as pessoas no grupo de treinamento de perda de peso e exercício aumentaram sua contagem de passos em mais de 3.000 passos por dia em comparação a 730 passos por dia no grupo que não recebeu treinamento físico.

Além disso, o grupo que realizou exercícios apresentou aproximadamente 15 dias do mês sem sintomas de asma comparado a 9 dias por mês para o grupo controle.

O grupo de exercícios também teve melhorias nos sintomas de depressão (76,4% vs 16,6%), qualidade do sono (6,6% ± 5,1% vs 1,3% ± 4,7%)  e apneia obstrutiva do sono (56,5% vs 16,3%).

Os resultados sugerem que o treinamento físico em conjunto com programa de perda de peso melhora o desempenho da atividade física diária, a eficiência do sono e os sintomas de depressão e asma em adultos obesos com asma.

 

Referência

Freitas PDSilva AGFerreira PGDA Silva ASalge JMCarvalho-Pinto RMCukier ABrito CMMancini MCCarvalho CRF. Exercise Improves Physical Activity and Comorbidities in Obese Adults with Asthma. Med Sci Sports Exerc. 2018 Jul;50(7):1367-1376

 

Ainda dá tempo de assistir ao Ganepão 2018!

Clique e Inscreva-se no Ganepão On-line!