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Níveis séricos de magnésio influenciam o metabolismo da vitamina D

06 de fevereiro de 2019


Tags: metabolismo vitamina d magnésio




Estudo publicado em dezembro no American Journal of Clinical Nutrition revelou que baixos níveis séricos de magnésio estão associados a níveis também baixos de vitamina D.

Sabia-se anteriormente que enzimas que sintetizam e metabolizam a vitamina D são dependentes do magnésio e que mesmo com ingestão de alta dose de vitamina D podia não acontecer o seu aumento sérico.

O estudo confirma observações anteriores , mas revela  algo novo: 

  • O magnésio tem efeito regulador em pessoas com altos níveis de vitamina D, portanto pode otimizar as taxas séricas de  vitamina D e auxiliar na prevenção de condições relacionadas aos déficits  de vitamina D.

De forma duplo-cego, randomizado e controlado o estudo envolveu 250 pessoas consideradas em risco de desenvolver câncer colorretal por fatores de risco ou por ter pólipo pré-cancerígeno removido.

Doses de magnésio e placebo foram personalizadas com base na ingestão dietética de base e foram avaliadas, no plasma, as alterações de diferentes níveis de expressão da vitamina D.

A suplementação de magnésio aumentou a concentração de 25 (OH) D3 quando suas concentrações iniciais estiveram próximas a 30 ng / mL, mas diminuíram quando o nível plasmático dessa vitamina foi maior (de 30 a 50 ng / mL).

O tratamento com magnésio afetou significativamente a concentração de 24,25 (OH) 2D3 quando a concentração de 25 (OH) D no início do estudo foi de 50 ng / mL, mas não de 30 ng / mL.

Segundo os autores "A insuficiência de vitamina D tem sido reconhecida como potencial problema de saúde em grande escala nos EUA".

"Muitas pessoas recebem orientação médica para suplementação de vitamina D com base nos resultados dessa vitamina no sangue. Entretanto, além da vitamina D, a deficiência de magnésio é um problema sub-reconhecido. Até 80% as pessoas não consomem magnésio suficiente em um dia para atender a recomendação dietética recomendada (RDA) com base nessas estimativas nacionais", explicam.

Os pesquisadores salientaram, ainda, que os níveis de magnésio no estudo estavam de acordo com as diretrizes da RDA, e recomendaram mudanças na dieta como o melhor método para aumentar a ingestão desse mineral. Alimentos com altos níveis de magnésio incluem verduras de folhas escuras, feijão, grãos integrais, chocolate amargo, peixes gordurosos, nozes e abacate.

 

Referência

Dai Q, Zhu X, Manson JE, et al. Magnesium status and supplementation influence vitamin D status and metabolism: results from a randomized trial. Am J Clin Nutr. 2018; 108(6):1249-1258.

 

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