Idiomas: POR | ENG | ESP

Qual o Papel da Dieta com Baixo Teor de Sódio no Controle da Pressão Arterial?

04 de julho de 2017


Tags: dieta sódio pressão arterial



Um novo estudo que seguiu mais de 2.600 homens e mulheres por 16 anos mostrou que consumir menos sódio não foi associado a pressão arterial mais baixa. Os novos achados questionam os limites de sódio recomendados pelas atuais diretrizes dietéticas para os americanos.

 

As diretrizes dietéticas para americanos 2015-2020 recomendam limitar a ingestão de sódio a 2300 miligramas por dia para pessoas saudáveis. Para o estudo, os pesquisadores seguiram 2632 homens e mulheres de 30 a 64 anos que faziam parte do Framingham Offspring Study. Os participantes tiveram pressão arterial normal no início do estudo. No entanto, ao longo dos próximos 16 anos, os pesquisadores descobriram que os participantes do estudo que consumiram menos de 2500 miligramas de sódio por dia apresentaram maior pressão arterial em comparação aos participantes que consumiram maiores quantidades de sódio.

 

Os pesquisadores também descobriram que as pessoas no estudo que tiveram maior ingestão de potássio, cálcio e magnésio apresentaram menor pressão arterial a longo prazo. Em Framingham, as pessoas com maiores ingestões combinadas de sódio (3717 miligramas por dia em média) e potássio (3211 miligramas por dia, em média, em média) apresentaram a pressão arterial mais baixa.

 

"Este estudo e outros apontam para a importância das ingestões de potássio mais altas, em particular, sobre a pressão arterial e, provavelmente, resultados cardiovasculares também", comentam os autores. "Espero que esta pesquisa ajude a reorientar as diretrizes dietéticas atuais para os americanos sobre a importância de aumentar a ingestão de alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio com a finalidade de manter uma pressão sanguínea saudável".

 

A autora diz que há provavelmente um subconjunto de pessoas sensíveis ao sal que se beneficiariam com a redução da ingestão de sódio, mas é necessária mais pesquisa para desenvolver métodos mais fáceis para detectar a sensibilidade ao sal e determinar as diretrizes apropriadas para a ingestão de sódio e potássio para o grupo de pessoas “sensíveis” ao sal.

 

REFERÊNCIA: Experimental Biology 2017. "Low-sodium diet might not lower blood pressure: Findings from large, 16-year study contradict sodium limits in Dietary Guidelines for Americans." ScienceDaily. ScienceDaily, 25 April 2017. 




Fique ligado


03/JUL/2017 - O Ganepão 2017 foi um sucesso!
Mesmo com o feriado e o frio que fazia em Sã
...
22/JUN/2017 - Mensagem do Dr. Dan - Agradecimentos
O Dr. Dan L. Waitzberg, Presidente do Congresso Ga
...