Idiomas: POR | ENG | ESP

Ganepão News&Views – Exercício, Dieta e Microbiota Intestinal

05 de março de 2018


Tags: exercício dieta microbiota intestinal




EXERCÍCIO ALTERA A COMPOSIÇÃO MICROBIANA INTESTINAL INDEPENDENTE DA DIETA

O exercício está associado à mudança da composição microbiana intestinal, mas não sabemos se a microbiota intestinal e os metabolitos associados podem ser modulados por treinamento físico em humanos.

Estudo americano explorou o impacto de seis semanas de exercícios de resistência sobre a composição, capacidade funcional e produção metabólica da microbiota intestinal em adultos magros e obesos, com controle da ingestão alimentar em vários dias, antes da coleta de variáveis de resultados.

Participaram do estudo 32 indivíduos, sendo 18 magros (9 do sexo feminino) e 14 obesos (11 mulheres). Os participantes foram submetidos a seis semanas de treinamento supervisionado de exercício de resistência (3 dias / semana), com progressão de 30 a 60 minutos / dia e de intensidade moderada (60% da reserva de frequência cardíaca (HRR)) a vigorosa (75% HRR). Posteriormente, os participantes retornaram à atividade sedentária, de estilo de vida, por um período de washout de seis semanas. Amostras de fezes foram coletadas antes e após seis semanas de exercício, bem como após o período de washout e houve controle da ingestão de alimentos 3 dias antes de cada coleta.

A análise da diversidade da microbiota intestinal revelou que as alterações induzidas pelo exercício foram dependentes da obesidade. O exercício aumentou concentrações fecais de ácidos graxos de cadeia curta em participantes magros, mas não obesos. O exercício induziu mudanças na produção metabólica da microbiota acompanhadas por modificações em genes bacterianos e produção de ácidos graxos de cadeia curta. Por fim, as mudanças na microbiota induzidas pelo exercício foram revertidas após a interrupção do treinamento físico.

Conclusão: O treinamento físico induz mudanças de composição e função na microbiota intestinal humana que dependem do estado da obesidade, e da manutenção do exercício, independentemente da dieta.

Referência

Allen JMMailing LJNiemiro GMMoore RCook MDWhite BAHolscher HDWoods JA.Exercise Alters Gut Microbiota Composition and  in Lean and Obese Humans.Med Sci Sports Exerc. 2017.