Idiomas: POR | ENG | ESP

Ganepão News&Views - Consumo de probiótico e simbiótico pode diminuir glicemia de jejum

29 de março de 2018


Tags: probióticos simbióticos glicemia jejum




EFEITO DE PROBIÓTICOS E SIMBIÓTICOS NA GLICEMIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE DE ENSAIOS CONTROLADOS

 

Hiperglicemia, caracterizada por níveis elevados de glicemia de jejum (GJ) por longos períodos, pode afetar negativamente diversos órgãos como coração, olhos, rins e nervos. A hiperglicemia pode ser o resultado de susceptibilidade genética ou estilo de vida não saudável. Comportamento alimentar inadequado, obesidade e inatividade física são os principais determinantes não genéticos para hiperglicemia. Hábitos alimentares adequados, e atividade física regular auxiliam na redução da GJ. No entanto, manutenção de um estilo de vida saudável tem adesão limitada por parte dos pacientes.  

A busca por suplementos alimentares que possam ajudar na redução da GJ é crescente, e o uso terapêutico de probióticos e prebióticos na prática clínica tem sido muito estudada.

Alguns estudos apontam efeitos do uso de Lactobacillus e Bifidobacteria na redução de glicose em humanos, entretanto, os resultados são limitados ou controversos.

Revisão sistemática e meta-análise de 18 ensaios controlados, com 1002 participantes, teve como objetivo investigar a possível influência da dose, duração e tipo de suplementação com probióticos e simbióticos nos níveis de GJ.

Os resultados apontam que, de fato o consumo probiótico e simbiótico pode diminuir significativamente (p<0,05) os níveis de GJ em adultos com hiperglicemia (GJ basal ≥ 126mg/dL), e que os suplemento com múltiplas espécies parecem ser mais eficientes em reduzir a GJ em comparação com a suplementação de uma única espécie bacteriana.

Este estudo confirma os benefícios oriundos do consumo de probióticos e simbióticos no controle glicêmico, mas sugere que novos estudos controlados em nível clínico ou populacional são necessários para confirmar as melhores fontes, doses diárias e diferentes tempo de intervenção para obter efeitos metabólicos benéficos.

 

Referência

(Nikbakht EKhalesi SSingh IWilliams LTWest NPColson N. Effect of probiotics and synbiotics on blood glucose: a systematic review and meta-analysis of controlled trials. Eur J Nutr. 2018 Feb;57(1):95-106. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27590729)